Moxaterapia

Moxaterapia e Acupuntura em Curitiba Carla Helmer

Moxaterapia ou Moxabustão

Todo o poder curativo do calor.

A moxabustão é uma espécie de acupuntura térmica utilizando a "moxa", material vegetal seco, queimado na pele ou próxima a ela. O objetivo é aquecer e fortalecer o fluxo de energia, dissipando fatores patogênicos, especialmente o frio.

Qualquer tipo de calor, como por exemplo, almofadas de aquecimento, podem proporcionar um efeito semelhante à moxabustão, porém o calor combinado com as propriedades curativas da artemísia conferem à moxabustão uma vantagem comprovada.

A moxa geralmente é feita de folhas secas de artemísia chinesa (também pode ser feita de outras substâncias) conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, calmantes, cicatrizantes e analgésicas. O paciente geralmente experimenta uma sensação agradável de calor, e o aroma da artemísia contribui para uma sensação de relaxamento.

Frequentemente combinada com agulhas, a moxabustão potencializa o tratamento, aproveitando o calor e as propriedades medicinais da artemísia para promover o bem-estar.

A artemísia, cujo nome botânico é uma homenagem à deusa grega da lua Ártemis, protetora das mulheres, é uma erva eficaz para distúrbios ginecológicos. Na Fitoterapia Chinesa, é empregada no tratamento de sangramento menstrual intenso, sangramento uterino e para melhorar a circulação na região pélvica, aliviando dores menstruais. A moxabustão tem sido utilizada com sucesso nas patologias ginecológicas e também para reposicionar bebês pélvicos antes do parto, garantindo uma maior segurança no parto natural.

A Moxabustão oferece vários benefícios para a saúde e bem-estar:

  • Promove a circulação sanguínea e estimula a produção de hemoglobina.
  • Efetiva em dores crônicas, especialmente quando a dor melhora após aplicação de calor
  • Aumenta a produção de anticorpos melhorando o sistema imunológico
  • Condições ginecológicas e obstétricas, incluindo cólicas menstruais, infertilidade e apresentação pélvica do bebê no final da gestação